Centro de Informação

Programa para a Rede Rural Nacional / Centro de Informação / Notícias / PRRN ultrapassa todas as metas em 2013

PRRN ultrapassa todas as metas em 2013

PRRN ultrapassa todas as metas  em 2013
2013, foi o ano do PRRN.

Pagou mais de 4 milhões de euros aos beneficiários do Programa e atingiu uma taxa de execução de 86%, crucial para garantir a performance necessária para evitar a devolução de verbas a Bruxelas não apenas em 2013 como também, já em antecipação, para 2014.

Mais.

Os resultados da designada “Operação Limpeza”, nomeadamente os montantes libertados pelos projetos que foram sendo concluídos por montantes inferiores aos aprovados, permitiram eliminar o elevado overbooking e disponibilizar a verba necessária para a abertura de um novo concurso à Área de Intervenção 4, que era a área menos contemplada, conduzindo à aprovação de 17 novas candidaturas num montante de cerca de 740 mil euros.

Isto significa que, depois de vários anos a aguardar pela operacionalização e de 2 anos consecutivos a devolver verbas a Bruxelas, o Programa acelerou a partir de fevereiro de 2012, no final desse ano já tinha invertido os resultados de execução registados até então e atingiu a sua velocidade máxima, com um ótimo desempenho, em 2013.

Para este resultado, foi essencial a colaboração dos beneficiários PRRN que corresponderam em força ao apelo da Autoridade de Gestão, no sentido de executarem os seus projetos com a celeridade que o momento exigia. Foi também importante a aplicação ao PRRN das medidas de simplificação já com provas dadas no PRODER, que imprimiram agilidade e eficácia a todos os procedimentos do Programa.